É com muito prazer e entusiasmo que a Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos – a ABIPAG – apresenta a 3ª edição do “Congresso de Regulação e Concorrência no Mercado Financeiro”, que visa debater os impactos das novas tecnologias no mercado financeiro e de pagamentos sob as perspectivas regulatória e concorrencial.
Há mais de dez anos, o Banco Central do Brasil e Conselho Administrativo de Defesa Econômica têm atuado em conjunto para cultivar um campo fértil ao desenvolvimento do ecossistema de meios eletrônicos de pagamento. Atualmente, observamos um cenário repleto de modelos de negócio inovadores inseridos em um ambiente competitivo e orientado ao atendimento das necessidades dos usuários finais.
Nota-se a evolução de um setor de pagamentos, com mais competição e menos concentração, que se consolida cada vez mais como um importante fator de progresso econômico e inclusão financeira de varejistas e consumidores.
Parte relevante dos agentes atuantes nesse mercado reúnem-se mensalmente nos fóruns promovidos pela ABIPAG há quase uma década. São mais de 35 instituições que debatem os mais diversos aspectos regulatórios, legislativos, jurídicos, tributários, de proteção de dados, de segurança e do desenvolvimento de novas tecnologias, em benefício da evolução da indústria. Debates que, muitas vezes, têm sido materializados na elaboração de propostas e contribuições técnicas com vistas ao aprimoramento do arcabouço aplicável aos arranjos e instituições de pagamento, ao crédito digital, aos pagamentos internacionais, ao mercado de investimentos e às novas tecnologias, como a inteligência artificial e a tokenização de ativos.
É nesse cenário que, há três anos, este congresso tem reunido autoridades governamentais, referências acadêmicas e líderes de mercado para promover debates importantes em prol das fronteiras e interseções entre regulação financeira e livre concorrência.
Por fim, reiteramos nossos agradecimentos aos estimados parceiros que propiciaram a realização do evento e desta publicação.
Desejamos uma boa leitura!
Gabriel Schvartzman Cohen | Ana Beatriz Paschoa