Quem somos?
A Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos (ABIPAG) é formada por instituições de pagamento e instituições financeiras entrantes no mercado. Constituída após a abertura da indústria de meios eletrônicos de pagamento decorrente da atuação conjunta do Banco Central do Brasil (Banco Central) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), a ABIPAG tem como objetivo promover a isonomia, a eficiência, a transparência e a concorrência no setor, viabilizando o desenvolvimento de modelos de negócios inovadores e a inclusão financeira.
Missão
Contribuir para a transformação do sistema financeiro e de pagamentos, em benefício de um mercado competitivo, eficiente e inclusivo, que garanta acesso isonômico aos agentes e atenda às necessidades dos usuários finais dos serviços, consumidores e varejistas. Em um cenário de crescente evolução, são necessárias novas vozes e novas ideias: a ABIPAG é porta-voz dessa transformação.
Valores
Ética e Livre Concorrência
Acreditamos no fomento à livre concorrência, à livre iniciativa, à isonomia e ao acesso a infraestruturas e serviços dos mercados financeiros e de pagamentos, com atuação pautada sempre em negócios éticos.
Empreendedorismo
Acreditamos que soluções financeiras e de pagamento disruptivas fomentam a diversidade, a inovação e a qualidade dos serviços para melhor atendimento das necessidades de consumidores e varejistas.
Inclusão Financeira
Acreditamos nos impactos positivos da inclusão financeira da população brasileira com vistas a impulsionar o desenvolvimento econômico e social.
Impacto Social
Acreditamos na conscientização da sociedade para a importância econômica e social das atividades de pagamento e financeiras.
Valores
Mercado
Até meados de 2010, o mercado de cartões de crédito e débito era estruturado como um duplo monopólio. Isto é, existiam apenas duas credenciadoras, cada qual autorizada a processar somente transações realizadas com cartões de bandeiras pertencentes a seus respectivos grupos econômicos. Para promover a eficiência e a competição no setor, o Banco Central e o CADE passaram a atuar em conjunto. Por meio da celebração de Termos de Compromisso para cessação de condutas, o CADE rompeu as relações de exclusividade entre bandeiras e credenciadoras, possibilitando a entrada de novos agentes, que passaram a estar aptos a capturar, processar e liquidar transações de cartões com as principais bandeiras do país.
O Banco Central, por sua vez, regulamentou o mercado de meios de pagamento a partir da competência que lhe foi conferida pela Lei nº 12.865/2013, promovendo medidas de redução de custos ao varejo no âmbito dos arranjos de pagamento, a modernização do arcabouço regulatório e a eficiência, inclusão, competitividade e transparência no ecossistema, a partir de iniciativas da Agenda BC#. Exemplos dessas medidas são o lançamento bem-sucedido do Pix, a implementação do Open Finance, a disciplina do registro de recebíveis de cartão e os primeiros passos rumo ao Real Digital.
A ABIPAG, nesse cenário, busca contribuir ativamente perante as autoridades competentes, a fim de propulsionar as medidas que visem à construção de um mercado financeiro e de pagamentos competitivo e inovador.
Governança
Diretoria
Órgão responsável pela manutenção da estrutura e execução do objeto social da ABIPAG.
Conselho Consultivo
Órgão responsável pela condução de debates de cunho jurídico, econômico, mercadológico e estratégico acerca de assuntos de relevância para a ABIPAG.
Governança
Associados
Nossos associados tem participação ativa em nossas assembleias, propõe análises e estudos e apresenta sugestões e propostas de temas relacionados às normas e legislação do mercado de meios de pagamento.
Seja associado!